7 atrativos da 43ª Universidade de Férias do PCO

photo_2019-01-08_18-48-01

Realizada há mais de 20 anos, a Universidade de Férias do PCO, realizada junto ao Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) é o mais tradicional e longevo curso de formação política da esquerda brasileira. São duas edições anuais, em janeiro e em julho, sempre promovendo uma leitura de conjuntura devidamente balanceada com princípios fundamentais da teoria marxista. O curso serve ao mesmo tempo de introdução ao marxismo quanto de espaço de aprendizado e debate aprofundado da conjuntura político-econômica atual. Ainda na dúvida se vai a São Paulo participar conosco da 43ª Universidade de Férias? Nós damos uma ajuda, listando sete atrativos incríveis para motivá-lo a inscrever-se agora!

1. O melhor curso de formação política do Brasil

Quem fala mas não faz é um charlatão. Além de produzir com seus militantes e dirigentes as melhores análises políticas de conjuntura, o Partido da Causa Operária vem participando ativamente das principais mobilizações da classe trabalhadora contra o avanço do golpe de Estado em curso no Brasil. Essa relação única entre teoria e prática permite ao PCO oferecer nas férias o melhor curso de formação política do país.

São palestras-debate diárias ministradas pelo presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, com mais de 40 anos de militância. O dirigente realiza pessoalmente hoje a transmissão de três análises políticas semanais na imprensa do Partido: A Análise Política da Semana, aos sábados e terças, e a Análise Internacional, às sextas. Você pode conferir na COTV como foram as aulas em edições anteriores da Universidade de Férias.

No caso específico da luta contra o fascismo, o PCO sempre fez frente à nova ascensão desde 2013 de movimentos desta natureza, como o MBL. O PCO denuncia desde setembro de 2017 a iminência de um regime militar. O PCO se manteve coeso e coerente na luta pela liberdade de Lula e nunca reconheceu qualquer legitimidade ao processo eleitoral conduzido pelos golpistas que levou o fascista Jair Bolsonaro ao poder. O PCO é, na prática, um dos principais elementos da esquerda na luta contra o golpe e contra o fascismo no Brasil.

 

2. Pratos variados de todo o mundo

Todas as refeições da Universidade de Férias são preparadas pelos próprios participantes da atividade, segundo um elaborado cardápio de pratos provenientes de diversas partes do mundo – sempre de alguma maneira relacionados à temática proposta. Essa diversidade culinária é não apenas uma experiência gastronômica, mas também uma janela para a arte da cozinha e para outras culturas.

3. Campeonato de futebol

Ao longo das duas semanas do curso é realizado um torneio do esporte bretão no campo do hotel. As equipes são organizadas por categoria e a disputa é acirrada e de alto nível!

4. Piscina aquecida e para crianças

Crianças de até 12 anos não precisam pagar taxa de inscrição na Universidade de Férias. É uma oportunidade ímpar de lazer para você e para sua família, incluindo piscina aquecida, jogos ao ar livre e ambiente de paz e relaxamento para o aprofundamento das leituras sugeridas no curso.

5. Palestras culturais

Além das palestras-debate em torno ao tema principal da Universidade de Férias, os militantes do partido como Afonso Teixeira ministram aulas sobre literatura, música, teatro e outras áreas do conhecimento.

6. Exibição de filmes e debates sobre cinema

Com o CineMarx e o Cineclube Luis Buñuel, o PCO vem firmando recentemente toda uma cultura de exibição e debate de filmes sob um viés político e marxistas. Na Universidade de Férias não poderiam faltar as sessões de cinema socialista e revolucionário. É uma oportunidade para você conhecer os títulos e fazer parte dessa rede conosco!

7. Convivência e uma experiência socialista

Toda a atividade – desde o preparo da comida até a organização dos espaços – é conduzida por grupos compostos pelos próprios participantes da Universidade de Férias. É uma oportunidade prática não apenas para o desenvolvimento de habilidades específicas – na culinária por exemplo – mas também para uma vivência socialista de organização coletiva!

Participe conosco dessa oportunidade única de vivência!