5 de Dezembro de 2012: morre o maior arquiteto do século XX, o brasileiro e comunista Oscar Niemeyer

oscarniemeyer

No dia 15 de dezembro de 1905 nasceu o arquiteto modernista, Oscar Niemeyer, figura de extrema importância no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer é bastante conhecido por todos os projetos cívicos da cidade de Brasília, ou por sua colaboração na criação da sede da ONU.

Oscar Niemeyer é carioca, estudou na Escola Nacional Belas Artes. O primeiro grande projeto de Niemeyer foi uma série de edifícios em Pampulha, um subúrbio planejado em Belo Horizonte. Esse trabalho chamou bastante atenção da crítica nacional e estrangeira durante os anos 40 e 50.

No ano de 1956, o presidente da República, Juscelino Kubitschek convidou Niemeyer para a o seu maior projeto, a construção da cidade planejada de Brasília, projetando assim o Congresso Nacional, os  Palácio da Alvorada e do Planalto, a sede do STF e a catedral, todos antes de 1960. Devido à esse trabalho, Niemeyer foi nomeado  diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Brasília.

Niemeyer deixou o País após o golpe militar de 1964, devido à sua militância comunista no PCB, abriu um escritório em Paris, e só retornou em 1985. Já foi amigo pessoal de várias figuras revolucionárias como Luiz Carlos Prestes e Fidel Castro e sempre deu um apoio incondicional ao movimento comunista.

Niemeyer continuou trabalhando até o dia de sua morte, em 5 de dezembro de 2012. Hoje completamos seis anos sem Niemeyer, o maior arquiteto que o Brasil já teve.