Siga o DCO nas redes sociais

Conheça: Universidade Marxista
45ª Universidade de Férias: entenda o que é a Univerisidade Marxista
O novo projeto do PCO, a Universidade de Marxista, está em se expandindo, recebendo agora novos cursos e uma série de conteúdos provindos da Universidade de Férias.
IMG_9092-1024x585
Conheça: Universidade Marxista
45ª Universidade de Férias: entenda o que é a Univerisidade Marxista
O novo projeto do PCO, a Universidade de Marxista, está em se expandindo, recebendo agora novos cursos e uma série de conteúdos provindos da Universidade de Férias.
Importante forma de difundir a teoria marxista.
IMG_9092-1024x585
Importante forma de difundir a teoria marxista.

No próximo dia 17, iniciará em Ibiúna -Estado de São Paulo- a 45ª edição da Universidade de Férias, uma atividade que ocorre há mais de vinte anos, organizada pelo Partido da Causa Operária e a Aliança da Juventude Revolucionária.

Nesta atividade, companheiros de todo país se reunirão para participar do maior curso de formação política da esquerda brasileira, com uma série de palestras e debates que guiam o curso por todos os dias da universidade.

A realização do evento, que sempre foi uma marca do partido há décadas, nasce do intuito de fornecer aos seus militantes e interessados, uma profunda base revolucionária marxista dos fatos, defendendo o interesse dos trabalhadores. Para o PCO, o alto nível de compreensão política de seus militantes é algo a sempre ser presado, pois é com estas características que poderemos de fato saber como agir corretamente frente a etapa de crise capitalista em que vivemos.

Contudo, não é apenas de meras teorias que se faz um partido, uma organização popular que visa lutar pelo socialismo. A prática, e as noções reais de como enfrentar os problemas políticos, preparando os militantes para sua atuação no dia a dia, é algo fundamental, sendo na realidade o principal motivo de realização dos cursos.

Ao contrário da esquerda pequeno-burguesa, sobretudo de características acadêmicas, o PCO enxerga uma grande necessidade de sairmos dos debates meramente filosóficos e sem quaisquer bases na realidade. E sim, utilizando a experiência prática de militantes marxistas por toda história -seja Marx, Engels, Lênin, Trotsky, entre tantos outros- fornecer importantes cursos sobre os mais diversos temas, todos eles relacionados a atuação na luta política e com a pretensão de fortalecer politicamente os envolvidos.

Graças a estes fatores, surgiu durante o ano de 2019, com o lançamento do curso sobre a Revolução Chinesa, o mais novo projeto do PCO, a Universidade Marxista, uma iniciativa que será responsável por desenvolver uma grande rede de conteúdo marxista, com textos, documentários, análises e tantos outros, muitos deles raros e apenas organizados no Brasil pelo próprio partido.

Com o curso sobre a revolução chinesa, o site Universidade Marxista foi inaugurado, contando já com um vasto conteúdo sobre o tema, que serve de importante complemento ao curso de cinco aulas realizadas pelo companheiro Rui Costa Pimenta.

Todos aqueles que agora irão ver os novos cursos do PCO, poderão participar em conjunto deste novo projeto, financiando a imprensa revolucionária e um partido que está na vanguarda da luta contra o golpe e o fascismo, tendo assim a possibilidade de disseminar uma série de fundamentais textos e conteúdos para estudo da teoria marxista, todos estes desenvolvidos pelo partido, seja na tradução, organização, etc, desenvolvendo dessa forma um projeto único na esquerda brasileira, fazendo com que o contato direto com a teoria revolucionária esteja ao alcance de todos.

A Universidade Marxista, assim com as demais atividades do partido, estão em constante expansão. No próximo período, novos materiais estarão presentes em nosso site, e os companheiros interessados poderão assim usufruir de maneira completa destes que são a base de toda teoria e compreensão política do partido.