43ª Universidade de Férias: aprenda como os operários ingleses colocaram os fascistas para correr em 1936

Dos dias 12 a 27 de janeiro de 2019, será realizada a 43ª Universidade de Férias do PCO e da Aliança da Juventude Revolucionária. Trata-se de uma atividade de formação política e nesta edição tem como tema o “Fascismo, o que é e como combatê-lo”, imperdível para quem está acompanhando os acontecimentos do Brasil e do Mundo.

Nesta atividade será possível estudar, por exemplo, a Batalha de Cable Street, ocorrida em outubro de 1936 na Inglaterra, onde os operários, corretamente, colocaram para correr os fascistas, em uma ação que entraria para a história como a forma de tratar com os fascistas.

Em 1936 os fascistas (a União Britânica de Fascistas) chamaram um ato na Inglaterra, com alguns milhares de manifestantes e em Londres a esquerda e os sindicatos chamaram um contra-ato muito maior, com dezenas de milhares, superior à quantidade de fascistas e de policiais. Os fascistas eram bem menores em número e finalmente apanharam da esquerda.

A polícia chegou para aconselhar a direita a fugir e os trabalhadores (que estavam armados) bateram também na polícia. O acontecimento ficou conhecido como A Batalha de Cable Street.

O fascismo estava começando a ascender na Inglaterra e essa derrota fez que com eles nunca mais aparecessem em público livremente para amedrontar o povo. Essa ação dos operários é parecida com a Fuga dos Galinhas Verdes de 1934 em São Paulo e comprova que se a esquerda reagir à altura e na prática contra os fascistas, eles se acovardam e voltam ao armário.

Essa e outras lições da luta operária contra o fascismo poderão ser estudadas na 43ª Universidade de Férias, que será realizada no interior de São Paulo e, além do curso, fornece atividades de lazer, cultura e esportivas. Não perca, participe dessa que é uma das principais atividades políticas da esquerda brasileira.