30 de março de 1853: nasce o pintor Vincent Van Gogh

van gogh

No dia 30 de março de 1853, nasceu o pintor holandês Vicent Van Gogh, considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos. Em vida, no entanto, Van Gogh não obteve reconhecimento por sua obra, tendo vendido apenas um quadro: “O Vinhedo vermelho”.

Embora Van Gogh tenha deixado um acervo numeroso – foram mais de 800 obras -, sua carreira artística foi muito breve, tendo sido, também, afetada recorrentemente por sua saúde mental. O pintor holandês provavelmente sofria de transtorno bipolar e chegou, ele mesmo, a se internar em um sanatório. Van Gogh iniciou sua carreira de pintor aos 27 anos e se suicidou aos 37, tendo atuado, portanto, apenas durante dez anos de sua vida.

Os anos de 1880 marcaram o início da carreira artística de Van Gogh, que foi incentivado pelo seu irmão Theo. Antes disso, Van Gogh havia estudado teologia e tinha interesse em seguir carreira religiosa, mas fracassou ao prestar vestibular para a Universidade de Amsterdã. O pintor teve a oportunidade de viajar para vários países, como Reino Unido e Bélgica. Sua estadia na França, contudo, foi a que permitiu que se desenvolvesse de maneira mais acentuada, quando foi apresentado ao impressionismo.

A obra de Van Gogh, hoje reconhecida mundialmente, conta com dezenas de telas célebres. Entre elas, estão: Os Comedores de batatas; Caveira com cigarro acesso; A ponte Debaixo de Chuva; Natureza morta com absinto; A italiana; A vinha encarnada; A casa amarela; Retrato do Dr. Gachet; Girassóis; Vista de Arles com Lírios e Noite Estrelada.