29 de agosto de 1944: começa o Levante Nacional Eslovaco contra a ocupação nazista

capa talvez

O Levante Nacionalista Eslovaco, ou SNP em eslovaco, foi decisivo para a libertação da Eslováquia da dominação nazista. O levante se formou em um período crítico da Segunda Guerra Mundial com o intento de derrubar o governo fantoche semi-fascista de Jozef Tiso.

O Levante de 1944 pretendia tomar a cidade de Banksá Bystrica – capital do país – das mãos de Tiso e dos nazistas (governo colaboracionista) e estabelecer uma área governada pelos partisans eslovacos no sentido de apoiar o avanço do Exército Vermelho sobre a Eslováquia. Embora derrotadas, as forças rebeldes continuaram em guerrilhas até o decisivo momento no qual o exército soviético tomou a Eslováquia em 1945.

Com o governo simpatizante do fascismo de Jose Tiso sofrendo grandes críticas, os alemães e alguns governantes eslovacos estudaram a possível ocupação completa do país.

 

O Conselho Nacional Eslovaco (SNR em eslovaco) lançou então uma insurreição que tomou os arredores da capital, mas não a cidade.

Romênia havia abandonado o Eixo e o apoio aos alemães e a resistência polonesa se fortalecia, colocando as tropas e o governo alemão, cada vez mais sobre pressão.

Tiso buscou ajuda dos nazistas e um grande número de tropas adentraram o país, atacando os insurgentes e oprimindo a revolta em dois meses de combates devastadores.

O Exército Vermelho que, desde dezembro de 1941 reagia à ofensiva nazista, vinha ganhando território desde então.

Embora derrotadas, as forças rebeldes continuaram em guerrilhas até o decisivo momento no qual o exército soviético libertou a Eslováquia em 1945. Participaram da libertação agrupamentos romenos e tchecos. Ao fim da guerra, a Tchecoslováquia se reunia.

 

Aniversário do Levante Nacionalista Eslovaco

Os agrupamentos de partisans (milícias populares) comunistas e nacionalistas de diversas matizes, se uniram para expulsar os nazistas do território Eslovaco. Existe hoje o museu dos Levante Nacionalista Eslovaco (SNP) com a exposição permanente chamada: “A Eslováquia no Movimento Antifascista de Resistência da Europa em 1939-1945”. Abaixo o link do sítio do museu.

 

 

 

http://www.muzeumsnp.sk/expozicie/stala-expozicia-muzea-snp/

Comemoração do museu do Levante desse ano