28 de maio de 1910: nasce T-Bone Walker, pioneiro do blues elétrico
T-Bone_Walker_1972
28 de maio de 1910: nasce T-Bone Walker, pioneiro do blues elétrico
T-Bone_Walker_1972

Em 28 de maio de 1910, nasceu em Linden, no estado do Texas, Aaron Thibeaux Walker, ou melhor conhecido como T-Bone Walker.

Sua família de ascedência negra e cherokee (povo indígena norte-americano), mudou-se para Dallas quando era jovem.

Lá, aprendeu a tocar Blues com o pioneiro do estilo, Blind Lemon Jefferson, considerado até hoje um dos mais importantes músicos do gênero musical.

Com 19 anos, em 1929, já havia gravado pela Columbia Records duas músicas: “Wichita Falls Blues”/”Trinity River Blues” – na época usando o nome de Oak Cliff T-Bone.

Nos anos 40, T-Bone ficou conhecido por sua característica marcante: foi o primeiro a usar guitarras elétricas no Blues, criando riffs que marcaram o blues modernos.

Sua música T-bone shuffle transformou-se em uma das músicas mais populares do blues. E o próprio B.B.King (lendário guitarrista de blues) declarou que foi a música Stormy Monday  que lhe fez tocar o ritmo com uma guerra elétrica.

Assim como B.B King, T-Bone influenciou diversos outros guitarristas extraordinários da música norte-americana, como Jimi Hendrix (considerado por muitos como o melhor guitarrista da história). Hendrix chegou a afirmar que T-Bone foi seu herói da infância e, por isso, as características do bluesman são marcantes em seu jeito de tocar.

T-Bone Shuffle:

Stormy Monday: