Dia de hoje na história
Robespierre foi um político, revolucionário francês. Deputado na Assembleia Nacional e líder dos Jacobinos. Sua morte permitiu a acensão da ala direiita da revolução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Robespierre
Maximilien de Robespierre | Divulgação/Wikipédia

Maximilien de Robespierre nasceu em 6 de maio de 1758, em Arras. Filho de uma família da pequena burguesia, perdeu sua mãe muito cedo e foi depois abandonado pelo pai. Sua infância foi conturbada. Muito novo teve quer ter a responsabilidade de criar seus irmãos Charlotte e o pequeno Augustin. Charlotte, depois de ficar noiva do revolucionário Joseph Fouché, compactuava com as idéias do irmão. Augustin, leal ao irmão foi um seguidor e propagador da revolução.

Os jacobinos junto com os girondinos foram dois grupos políticos que surgiram durante a revolução francesa. O primeiro abrigava a ala mais radicalizada da revolução e o segundo agrupava os setores mais conservadores. Os jacobinos, mas precisamente o setor mais popular e radical tinha como posições uma ampliação da participação popular na revolução, voto universal, e se defendiam daqueles que eram contra a revolução popular.

Os girondinos eram representantes da burguesia e dos setores mais ricos da pequena burguesia. Defendia o direito a propriedade privada e voto censitário, sendo frontalmente contrários a participação popular no desenvolvimento da revolução, que aliás, desejavam interromper, estabelecendo a instituição de um novo regime na França dedicado exclusivamente aos interesses destes grupos, sendo, por isso, opositores aos jacobinos.

Os jacobinos faziam parte de uma organização política revolucionaria, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. Nesse mesmo ano Robespierre tornava-se deputado Terceiro Estado da região de Artois. Tinha como uma de suas principais características ser um ótimo orador. Seu grupo defendia a classe mais baixa que era composta. Em 1791 começou a vigorar a nova Constituição francesa. A Assembleia Constituinte, convocada para escrevê-la, foi dissolvida ao concluir sua missão assou a funcionar a Assembleia Legislativa Francesa, que foi palco das disputas que estavam sendo travadas na sociedade.

Apesar de descendente de pequena burguesia, detestava o luxo da nobreza. Em Paris, os “amigos da Constituição” fundam um clube que ficou conhecido como Jacobinos – nome dos primeiros dominicanos instalados em Paris, e Robespierre tornou-se o líder do clube revolucionário que sonhava com a República Francesa. defendeu reformas radicais durante a elaboração da constituição, o que lhe trouxe numerosas inimizades, porém, seu zelo extremado pelos ideais revolucionários e seu desinteresse material valeram-lhe o cognome de “Incorruptível”.

Robespierre conseguiu articular forças contrárias aos excessos e desmandos da monarquia. Sua ação culminou na condenação do próprio rei Louis XVI à guilhotina. A veia revolucionária e corajosa desse advogado e político francês o colocou no panteão dos homens que mudaram a história da França.

Apesar de defender a população, Robespierre foi perseguido por seus adversário, os girondinos. Defensor do sufrágio universal, da abolição da escravatura e do lema “Liberdade , Igualdade e Fraternidade”, Robespierre marcou a história e teve um papel de grande influência na queda do regime monárquico.

Em 27 de julho de 1794 foi preso depois do golpe organizado pelos seus adversários da Convenção. No dia seguinte foi morto. Ele foi guilhotinado junto a seu irmão Augustin. Antes de sua morte na véspera disse “A morte não é o sono eterno. Mandai antes gravar: a morte é o início da imortalidade!”.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas