Há mais de 500 dias, a operação golpista Lava Jato, criada pelo imperialismo, mantém preso em Curitiba o maior líder político do Brasil, o ex-presidente Lula. Condenado em um processo farsa, como têm comprovado sistematicamente as denúncias do sítio The Intercept, Lula segue preso, apesar de toda a crise do golpe.
Após o vitorioso ato do 14 de setembro em Curitiba, organizado pelo Partido da Causa Operária, um importante resultado político foi alcançado. Finalmente, após 3 meses de denúncias contínuas feitas pelo Intercept, realizou-se um ato nacional pela liberdade de Lula, que agrupou um setor muito combativo da esquerda nacional. Esta iniciativa serviu para romper com a inércia de todo um setor da esquerda, que estava na defensiva diante da campanha da direita.
Na Segunda plenária Lula Livre, companheiros de todo o país reuniram-se para discutir os próximos passos da campanha pela liberdade de Lula. Esta plenária, que juntou companheiros do PT, PCO, PCdoB e até do PSOL, deliberou pela organização de atos em Curitiba nos dias 6 e 27 de outubro, uma, a data de registro de nascimento, e a outra, o dia em que Lula realmente nasceu. São excelentes oportunidades para mobilizar companheiros que estão efetivamente na luta pelo “Lula Livre”.
Por este motivo, o PCO convoca todos os companheiros para o dia 27 de outubro em Curitiba. Por um lado, uma reunião de camaradas de todos os cantos do país para comemorar o aniversário de Lula o mais próximo possível do ex-presidente. Por outro, um dia de mobilização e de luta contra o governo Bolsonaro e a ditadura em que lentamente vai se transformando o atual regime político golpista. Todos a Curitiba pela liberdade de Lula e pelo “Fora Bolsonaro”!




