25 de setembro de 1864 : A Primeira Internacional é fundada.

MARX

“Em 1864 será fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida posteriormente como a I Internacional. Marx e Engels participarão da criação da nova organização, onde procurarão levar adiante um trabalho de estruturação do movimento operário internacional o qual, após a derrota da vaga revolucionária na Europa após 1848 adquire um novo impulso através da guerra da secessão norte-americana e das lutas econômicas em alguns países como a Inglaterra.

Panfleto chamando para a Primeira Internacional, em Londres, nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro de 1864

A AIT representa, na concepção de Marx e Engels, um esforço para unir todas as tendências do movimento operário em um período de reação política Esta retomada do movimento operário culminará em 1871 com a extraordinária experiência revolucionária da Comuna de Paris a qual será, ao mesmo tempo, uma culminação e o princípio do fim da Internacional.

Os líderes intelectuais e práticos da Primeira Internacional, em impressão da Gazeta Renana

Ao mesmo tempo, Marx e Engels dedicam boa parte das suas energias ao combate às variantes socialistas pequeno-burgueses que buscam adquirir influência determinante sobre a AIT como as tendências anarquistas de Proudhon e Bakunin. Este trabalho, que consumirá boa parte das energias de ambos e contará com o empenho pessoal direto de Marx na condução dos assuntos da internacional, será de decisiva importância para afirmar a predominância posterior do marxismo na Europa através da II Internacional superando os preconceitos lassalianos, bakuninistas e anarquistas como teoria da luta de classes do proletariado mais avançado do mundo.”

Abaixo, os textos formulados por Marx, líder do comitê que se iniciou no dia 25 de setembro de 1864. O discurso foi escrito entre 21 e 28 de outubro do mesmo ano.

https://www.marxists.org/portugues/marx/1864/10/27.htm