Forma-se o Estado Proletario
Em 25 de outubro do mesmo ano, em resposta as forças reacionarias dos socialistas do congresso dos sovieticos de Julho, aconteçe a famosa Revolução de Outubro.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Boris-Mikhailovich-Kustodiev-The-Bolshevik
Imagem de Boris Kustodiev retratando o controle do estado proletario pelo Congresso dos Sovietes | Foto: Reprodução/ Boris Mikhailovich Kustodiev

A revolução russa foi um evento histórico complexo de fantástica significância para a luta de classes mundial. Em fevereiro de 1917, a primeira etapa da revolução russa se constituía na formação do Governo Provisório, se manifestando como governo parlamentar. Além do Governo provisório, a revolução de fevereiro também foi resultado da criação do Comitê Central do Soviete de Petrogrado, que contava com a presença de mencheviques, Socialistas revolucionários. Aqui aconteceu, em julho, o Primeiro Congresso dos Sovietes, que contava principalmente com a presença de mencheviques e Socialistas revolucionários e entre outros partidos.

Em 25 de outubro do mesmo ano, em resposta as forças reacionárias dos socialistas do congresso dos soviéticos de Julho, que se posicionava a favor do governo provisório, em si uma força contra revolucionaria, acontece a famosa Revolução de Outubro, chamada também de Revolução Vermelha ou Revolução Bolchevique, que representa a insurreição sobre o governo provisório pelo Comitê central do Soviete de Petrogrado, e seu controle pelo partido Bolchevique na Rússia.

Começa então em outubro o Segundo Congresso dos Soviéticos de Operários e Soldados de Toda Rússia, corpo politico que a partir deste momento, se apresenta como o supremo governo da União Soviética, a alça pelo qual a revolução comunista exerceu sua influencia nacional e internacional servindo as reivindicações da classe operaria russa, formando o primeiro Estado Proletário do planeta.

Nas palavras do próprio Companheiro Lenin, em sua abertura do Segundo congresso soviético, em Outubro: “O Poder Soviético proporá uma paz democrática imediata a todos os povos e um imediato armistício em todas as frentes. Assegurará a entrega sem indemnizações das terras dos latifundiários, dos apanágios e dos mosteiros aos comités camponeses, defenderá os direitos do soldado levando a cabo a completa democratização do exército, estabelecerá o controlo operário sobre a produção; assegurará a oportuna convocação da Assembleia Constituinte, cuidará do abastecimento de pão nas cidades e de artigos de primeira necessidade no campo, assegurará a todas as nações que povoam a Rússia o verdadeiro direito à autodeterminação.”

Na Rússia da época, foram formados mais de 100 Sovietes, Organizações politicas regionais democráticas, onde a população proletária local tinha voz e participava ativamente das decisões acerca de suas comunidades. Os sovietes elegiam delegados ao Congresso central, que mantinha a autoridade nacional principal sobre as decisões. Houve vários partidos políticos representados nas várias sessões do Congresso, dos quais cada um lutava para aumentar sua própria influência nos sovietes. Ainda no ano de 1917, no ceio da consolidação das conquistas de Outubro, foi criado o Comitê Militar-Revolucionário, que procurava arma o povo contra a contra-revolução inevitável. Constitui-se então a Guarda Vermelha.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas