23/09/1950: Senado Americano aprova lei para perseguir comunistas nos EUA

Maccarthy e Maccarran
Página da Lei que permitia excluir do funcionalismo público qualuer subversivo

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano começou a famosa caça as bruxas, que perseguiu todos considerados comunistas, dentro e fora dos Estados Unidos. Em 23 de setembro de 1950, a Lei de Segurança Interna ou Lei do Controle de Atividades Subversivas. A lei foi proposta pelo senador norte-americano Pat McCarran, mas faz parte do conjunto de ações repressivas conhecida no período como Macartismo.

 

A lei criou a Comissão de Controle de Atividades Subversivas e prontamente começou a listar possíveis ameaças comunistas no país. Os suspeitos podiam ser presos, expatriados e muitos foram torturados sem qualquer julgamento.

O Presidente poderia prender qualquer pessoa que fosse suspeita de provavelmente conspirar contra o governo. Qualquer um considerado subversivo.

Por pressão popular, o presidente Harry Truman vetou a lei. Era preciso manter uma aparência de democracia na lei claramente fascistóide. Os deputados votaram – 286 a favor e 48 contra – a lei no mesmo dia. O senado aprovou por 57 votos a favor e 10 contra.

Planos Macartistas

A lei proibiu membros de partidos comunista de usar ou retirar um passaporte. Nenhum membro de organização comunista podia ocupar qualquer cargo no governo. A propaganda do governo colocava os militantes comunistas como cidadãos de segunda classe, não muito diferente do que Adolf Hitler fez durante o seu governo na Alemanha.

Propaganda anticomunista que condenava o flúor na água, a vacina contra a poliomelite e a “higiene mental”, além de fazer uma série de comentários contra judeus.Diversos educadores, sindicalistas, atores e diretores de cinema perderam seus empregos, foram presos ou extraditados. Alguns mudavam de nome e assumiam outra identidade.

A lei que era completamente inconstitucional, perdurou por décadas. Mesmo com a morte de Joseph McCarthy, de onde surge o nome Macartismo, em 1957, os próximos governos continuaram usando os mesmos métodos e ampliando-os. Richard Nixon aplicou os métodos contra os próprios norte-americanos que em nada tinham de comunistas: apenas protestavam contra a guerra no Vietnã.

Pôster de luta contra o Macartismo

O Cineasta Peter Watkins, que dirigiu um longa sobre a Comuna de Paris, realizou um filme chamado Punishment Park, no qual mostrava as ações de Nixon contra os “subversivos”.

Veja abaixo o trailer e um trecho do filme.