Siga o DCO nas redes sociais

Nascia um ícone do Jazz
23/09/1926: nasce o saxofonista de jazz John Coltrane
Em 23 de Setembro de 1926, nascia um dos maiores saxofonistas da história. Coltrane é até hoje uma influencia em inúmeros estilos musicais.
john-coltrane-bw-live-billboard-1548
Nascia um ícone do Jazz
23/09/1926: nasce o saxofonista de jazz John Coltrane
Em 23 de Setembro de 1926, nascia um dos maiores saxofonistas da história. Coltrane é até hoje uma influencia em inúmeros estilos musicais.
John Coltrane
john-coltrane-bw-live-billboard-1548
John Coltrane

No dia 23 de Setembro de 1926, nascia em Hamlet, na Carolina do Norte, um dos maiores saxofonistas de todos os tempos. John Coltrane foi uma das personalidades mais importantes para o Jazz e para a música no geral, tendo influenciado inúmeros músicos no mundo todo.

Nascido em uma família da Igreja Metodista Episcopal Africana, Coltrane teve todo seu crescimento rodeado por musica. Sua mãe, empregada doméstica, tocava no coral da igreja, enquanto seu pai, alfaiate por profissão, tocava ukulele e violino.

Durante a escola, aprendeu a tocar clarinete e se interessou pelo saxofone alto. Foi durante esse período que Coltrane teve inúmeras perdas dentro de casa. No intervalo de 1 mês, perdeu o pai, o tio e seus avós. Depois de um tempo, teve que ficar com amigos da família enquanto sua mãe se mudava para a Filadélfia para conseguir emprego, cidade em que acabou indo viver depois para trabalhar em uma refinaria e tocar em bares.

Se alistou na marinha norte-americana durante a Segunda Guerra. Neste período, formou uma banda com outros militares chamada Melody Makers. Não chegou a entrar em combate e, em 1946 regressa para casa. Ao regressar, se dedica totalmente à música e inicia um processo que iria leva-lo a ascensão em 1955.

Fez parte de um quinteto de Jazz com o trompetista Miles Davis. No quinteto de Davis, Coltrane se estabelece como um grande músico de Jazz, criando um grupo próprio em 1957.

Coltrane participou de alguns dos mais importantes movimentos na música mundial, sendo reconhecido por ter participado de movimentos como o avante-garde jazz, o bebop, modal jazz, post bop e o free jazz.

Sua música influenciou inúmeros estilos musicais, inclusive fora do jazz, como no rock dos The Doors e nas guitarras de Hendrix e Carlos Santana.

Durante sua vida, procurou levar a alegria a aqueles que escutassem sua música. Como era muito religioso, não sendo preso a nenhuma religião em específico, mas estudando várias religiões, tinha o desejo de poder realizar qualquer vontade humana através da música.

Faleceu precocemente aos 40 anos, vítima de um câncer no fígado. Sua música influencia muitas vertentes musicais até hoje. Seu filho, Ravi Coltrane, seguiu seus passos e se tornou também um grande músico.