1º de Março – Nasce João Goulart, ex-presidente do Brasil

João Belchior Marques Goulart, apelidado de Jango, nasceu em São Borja no Rio Grande do Sul, em 1° de março de 1919. Bacharelou-se em Direito em 1939, no entanto, não exerceu a função, atuando com a atividade agropecuária na fazenda da família .

João Goulart iniciou a carreira política, elegendo-se deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 1947. Foi ministro do trabalho no governo Getulio Vargas, Dentre as medidas adotadas por ele nesse ministério esteve o aumento em 100% do salário mínimo, no ano de 1954.

Chegou à presidência da república, assumindo o cargo após a renúncia de Jânio Quadros. Seu governo foi marcado por uma grave crise política e social, que resultou na sua deposição, em abril de 1964.

Identificado como um político simpatizante ao movimento comunista, Jango sofreu oposição do Exército que, com um golpe de estado, instaurou o regime militar no Brasil. Ele morreu no dia 6 de dezembro de 1976, em sua fazenda, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, em circunstâncias duvidosas, onde sua morte foi atribuída aos militares.