la-boheme-photo
|

Em 1º de Fevereiro de 1896, ou seja, há 136 anos, houve a estreia da ópera La Bohème de Giacomo Puccini no Teatro Regio em Turim, Itália.

La Bohéme foi uma ópera de quatro atos com música de Giacomo Puccini e libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa. A obra foi baseada no romance de Henri Murger “Scènes de la vie de bohème“. Arturo Toscanini foi o regente da ópera no Teatro Regio.

A obra teve uma recepção fria tanto do público como da crítica. La Bohème é uma das óperas de maior destaque do repertório operático padrão. Diferentemente das óperas da época que falavam sobre reis, rainhas, nobres, guerreiros, deuses ou heróis da mitologia grega, La Bohème retrata os personagens pobres da periferia de Paris.

O enredo é centrado em Paris na primeira metade do século XIX e tem como foco central um grupo de artistas com problemas financeiros. Rodolfo, Marcello, Schaunard e Colline enganam o dono do sótão que compartilham, não pagam o aluguel e saem para a comemoração. No Café Momus, Rodolfo conhece Mimì, por quem se apaixona e que, tempos mais tarde, irá abandonar. Depois de ter sido abandonada pelo amado, Mimì retorna já muito fraca e morre tragicamente.

Relacionadas