19/5 – 50 anos do maio de 1968, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, com João Pimenta

6E75B53F30B97475B3E033560846ADE2FAD25DD45C8032BAE2F08AAAEC61A131

Hoje (19) vai ao ar, às 16 horas, o terceiro episódio do novo programa do Causa Operária TV (COTV), o Debates Marxistas. O tema desta semana será o Maio de 68 no plano Internacional. O Companheiro João Pimenta, editor do jornal Causa Operária e do Diário Causa Operária na Internet, tratará de elucidar os acontecimentos, as interpretações a ele dadas e a sua influência posterior, sobretudo na esquerda, e que perdura até hoje. Logicamente, que de um ponto de vista marxista e revolucionário.

Esse tema é de fundamental importância para a luta política e ideológica dos militantes revolucionários, já que toca  em questões essenciais como a luta pelo partido revolucionário e o revolucionarismo sem partido. 1968 foi um ano explosivo, marcado por mobilizações, rebeldia e agitação política. Na França, estopim das mobilizações, os estudantes movidos por ideias mais libertárias uniram-se aos operários e realizaram uma das maiores greves e mobilização da Europa.

Mobilizações por mais liberdade, pelos direitos civis, contra o racismo, contra a guerra do Vietnam, pelos direitos  democráticos, tomaram as ruas de diversos países. Esses acontecimentos geraram inúmera teorias universitárias esquerdistas, com sobre a “emergência” de novos “sujeitos” políticos e revolucionários que não mais a classe operária fabril e com isso novas formas de organização, novos métodos, novos ideais….

Será mesmo? Como compreender de um ponto de vista marxista, revolucionária os importantes acontecimentos de Maio de 1968. Acompanhe o programa Debates Marxistas com o companheiro João Pimenta. Venha debater com um partido operário revolucionários um dos acontecimentos chaves da segunda metade do século XX.

O programa é apresentado às 16 horas no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), que fica localizado na rua Serranos, 90 no bairro da Saúde em São Paulo,  SP, a 10 minutos do metrô saúde. O programa também é transmitido ao vivo pelo canal da COTV no YouTube, no Facebook e no Twitter.