15 de dezembro de 1907: nasce o arquiteto Oscar Niemeyer

KO5ILIsc

Em 15 de Dezembro de 1907 nasceu Oscar Niemeyer Soares, arquiteto e escritor brasileiro, um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna. Entre sua profícua produção arquitetônica, as mais conhecidas são os Edifícios cívicos de Brasília,  cidade planejada para ser a capital Federal do Brasil e a sua participação no projeto da sede das Nações Unidas em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou na então Escola Nacional de Belas Artes, seu UFRJ. Trabalhou com o arquiteto suíço Le Corbusier, de quem sofreu grande influência. Em 1956 o presidente Juscelino Kubitschek convidou-o para realizar os projetos dos prédios Nova capital do Brasil, seu trabalho pioneiros e experimental lhe rendeu a nomeação para para diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília e o tornou membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. Politicamente ativo, Niemeyer entrou para o Partido Comunista Brasileiro em 1945, quando conheceu Luís Carlos Prestes.

Com o golpe de 1964, exilou-se na França, onde inaugura um escritório de Arquitetura, foi responsável por importantes projetos na Europa e nos Estados Unidos. Com a anistia em 1979, retorna ao Brasil. Niemeyer recebeu um sem número de prêmios e condecorações e em diversos países pelo seu trabalho, sendo considerado um dos maiores arquitetos do século XX. Morreu em 2012, aos 104 anos.