11 de janeiro de 1946: Enver Hoxha proclama a República Popular da Albânia

enver

No dia de hoje, há 73 anos, o dirigente do Partido Trabalhista da Albânia, Enver Hoxha proclama a chamada República Popular da Albânia que existiu de 1946 a 1992.

A República foi consequência da resistência de grupos antifascistas como o Movimento Nacional de Libertação que derrotou os fascistas italianos que ocuparam a Albânia durante a Segunda Guerra Mundial. O grupo anti-fascista libertou o povo albanês dos fascista em 29 de novembro de 1944. O Conselho Nacional Anti-Fascista de Libertação, criado em maio desse ano tornou-se o governo provisório do país. Dois anos depois, o líder da revolução, Hoxha, torna-se o primeiro-ministro da Albânia.

Com a ascensão de grupos de extrema-direita em todo mundo, a vitória do povo albanês contra os fascistas é mais um exemplo entre muitos de que é possível derrotar o fascismo. A burguesia, que financia o fascismo, não é uma classe imbatível.

Sabendo disso, o Partido da Causa Operária (PCO) junto com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) irá realizar a 43ª Universidade de Férias que é um curso de formação teórica marxista. O curso abordará sobre o que é o fascismo e como combatê-lo e mostrará vários casos em que o fascismo foi derrotado. A Uniférias vai acontecer nos dias 12 a 26 janeiro de 2019.