Dia de Hoje na História
Um golpe em 1954 faria Getúlio suicidar. Entre os golpistas, Gaspar Dutra que, de membro da ala direita do varguismo, ligou-se à repressão pró-imperialista e, à UDN no seu governo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
índice(1)
Na numerosa galeria de traidores das figuras políticas brasileiras figura ali, Eurico Gaspar Dutra | Foto: Reprodução

Na numerosa galeria de traidores das figuras políticas brasileiras figura ali, Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá, 18 de maio de 1883 — Rio de Janeiro, 11 de junho de 1974). Foi um militar brasileiro, décimo sexto Presidente do Brasil, entre 1946 e 1951, sendo o único presidente oriundo do atual Estado do Mato Grosso.

Dutra era a ala direita do varguismo. Digno de nota é o fato de que Dutra não participou da Revolução de 1930, estando, na época, no Rio de Janeiro, tendo defendido a ambiguidade frente à Revolução de 1930.

Soma-se que em 1935 comandou a repressão à Intentona Comunista nas cidades do Rio de Janeiro, Natal e Recife, uma das primeiras, da I Região Militar, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o nomearia Ministro da Guerra, atual Comandante do Exército, em 5 de dezembro de 1936.

Em 1945 Getúlio Vargas foi afastado do poder pelo alto comando das forças armadas. A intenção de Vargas era governar até às eleições presidenciais previstas para dezembro de 1945. No entanto, meses antes ele foi afastado e por que o alto comando a alta cúpula das forças armadas temia que a aproximação entre Getúlio Vargas e o partido comunista brasileiro pudesse ser algo articulado pelo Getúlio para não deixar o poder.

O movimento “queremismo” assustava alguns representantes das forças armadas. A essência do movimento queremista era a democracia, mas, com Getúlio Vargas no poder. Getúlio recebeu apoio popular, apoio de operários, dos sindicatos e do próprio partido comunista brasileiro que durante muitos anos foi perseguido pelo governo Vargas.

Assim, mesmo depois de anos de ditadura a popularidade do Vargas ainda estava em alta o queremismo preocupava por esse motivo a alta cúpula das forças armadas que afastou Getúlio em nome da redemocratização.

As eleições de 45 venceu-as, Eurico Gaspar Dutra. As forças armadas especialmente o exército na segunda guerra mundial voltou prestigiado para o país e isso acabou se refletindo nas urnas. Vargas não abandonou a política nesse espaço de tempo concorreu ao senado concorreu à câmara dos deputados e para o senado. Venceu para o senado e venceu para a câmara dos deputados escolheu o senado.

No governo Gaspar Dutra, foi de 1946 a 1951. Em 1946 houve a elaboração de uma nova constituição, a quinta constituição brasileira, promulgada e não outorgada, a constituição de 1946 contribuiu para redemocratizar a Nação brasileira a um resgate da normalidade democrática. Com ela retoma-se o federalismo.

O governo Dutra alinha-se ao imperialismo dos Estados Unidos. Aliás, o Brasil oficializou o seu alinhamento com o bloco capitalista contra a União Soviética e o partido comunista brasileiro que, voltou à clandestinidade, teve o seu registro cassado. Os políticos do PCB tiveram seus mandatos cassados em 1950.

Uma nova eleição presidencial no brasil. Vargas concorreu vinculado ao PTB partido trabalhista brasileiro partido que ele ajudou a fundar e, ganhou eleição presidencial com mais de 48% dos votos. O seu segundo governo seria de 51 a 1954.

Contudo, um golpe, em 1954, faria Getúlio suicidar. Entre os golpistas, Gaspar Dutra que, de membro da ala direita do varguismo, ligou-se à repressão pró-imperialista e, à UDN no seu governo.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas