Dia de Hoje na História
Norte-americanos iniciam mortes em câmaras de gás, fato que iria inspirar os nazistas a utilizarem o equipamento para mortes em massa.
camara
Câmara de gás. |

Muitos se enganam ao pensar que foram os nazistas quem desenvolveram a câmara de gás, utilizada para assassinar pessoas e outros animais com veneno em formato gasoso. Na verdade, quem desenvolveu o aparato para matar pessoas foram os Estados Unidos da América, em 8 de fevereiro de 1924.

A primeira pessoa a ser executada em uma câmara de gás, no entanto, não foi um norte-americano, mas sim um chinês que vivia nos Estados Unidos. Seu nome era Gee Jon, membro da famosa gangue Hip Sing Assossiation, responsável pelo comércio ilegal de drogas e bebidas alcoólicas (durante a lei seca).

Gee, nascido em Cantão, na China, em 1895, foi cedo para os Estados Unidos da América junto de sua família. Por conta da falta de oportunidades, caso que acontece até hoje para os estrangeiros no país, Gee acabou se envolvendo com a gangue Hip Sing desde cedo.

Em agosto de 1921, Gee assassinou um traficante de uma gangue rival, conhecido como Tom Quong Kee, pertencente à gangue Bing Kong Tong. Após sua prisão, o governo do estado de Nevada decidiu utiliza-lo como teste para a morte com gás venenoso, o que foi vendido como uma maneira mais humana de se executar uma pessoa.

No entanto, ocorreu um problema: ao tentarem matar Gee com cianeto líquido enquanto ele dormia (sim, seria executado sem nem mesmo saber o dia e o horário), o gás, logicamente, escapou pelas grades da cela, fazendo com que seus executores tivessem de pensar em uma nova maneira de utilizar o gás. A solução foi a criação da câmara de gás que posteriormente seria utilizada pelos nazistas para realizar mortes em massa de uma única vez, com menos gastos e se utilizando de produtos tecnologicamente mais desenvolvidos, o que rendia muita grana para seus fabricantes.

Durante a confecção da máquina de gás, o governo de Nevada matou um gato para testar se a câmara funcionava. Após verem que a morte era certa dentro da câmara, executaram Gee Jon no dia 8 de fevereiro de 1924.

Quando o gás começou a sair pela câmara, Gee ficou apavorado. Quem assistiu à sua morte pôde ver uma pessoa totalmente desesperada e sem chance de poder sobreviver. Após 5 segundos do início da soltura de gás na câmara, Gee ficou inconsciente, no entanto, continuou a balançar a cabeça por mais 6 minutos.

Após a execução, o jornal San Jose Mercury News disse que: “Daqui a cem anos, Nevada será chamada de comunidade pagã controlada por selvagens, apenas com os símbolos externos da civilização.”.

Relacionadas