Dia de hoje na história
Guimarães não só apoiou o golpe de 1964 como foi um articuladores das “diretas já”, que, ao contrario do que é amplamente divulgado, foi um desastre para a classe trabalhadora
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
ulysses guimares
Ulysses Guimarães sentado ao centro e FHC em pé a sua esquerda | Foto: Reprodução

No dia 6 de outubro de 1916, nasceu o político burguês Ulysses Guimarães, que apoiou o golpe de 1964 e depois foi o articulador do movimento das “diretas já”, uma manobra da frente ampla para desmobilizar o povo que estava disposta a botar abaixo completamente o regime da ditadura militar. Mesmo assim, Ulysses Guimarães é respeitado por diversos setores da esquerda que acreditam que ele foi uma grande representante de uma suposta ala democrática da burguesia, os mesmo setores que defendem aliança com os golpistas genocidas nos dias atuais.

Guimarães nasceu no interior de São Paulo na vila de Itaqueri da Serra, foi estudante de Ciências Jurídicas e Sociais na USP e participou do movimento estudantil chegando a ser vice presidente da UNE e posteriormente trabalhou como professor. Foi no ano de 1947 que ele entrou para a política se candidatou a deputado federal por São Paulo nas eleições para a assembleia constituinte pelo Partido Social Democrático (PSD). Esse partido representava a ala direita do varguismo com uma grande participação dos latifundiários e da burguesia, era o maior partido do país na época, equivalente ao que hoje seria chamado de “centrão”.

Ele foi eleito consecutivas vezes até que na crise de 1961 em que o presidente Jânio Quadros renuncia e Jango do PTB, ala esquerda do varguismo, deveria assumir há uma tentativa de golpe de Estado. O golpe não se concretiza por completo mas há uma mudança no regime político do país, o Brasil se torna parlamentarista e Tancredo Neves, outro golpista admirado por setores da esquerda, se torna o primeiro ministro. No curto período que vigorou este regime Ulysses assumiu o Ministério da Indústria e do Comércio indicado por Neves.

Mas seu apoio ao golpe de Estado não iria parar por ai, em 1964 ele foi um dos líderes da famosa marcha da família com deus pela liberdade, uma manifestação ultra reacionária golpista ao estilo do que foi visto em 2015-16 no golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Não só isso como após o golpe militar ele fez parte da comissão do Congresso que elaborou o AI-1 que caçou os direitos políticos de todos que se opunham a ditadura militar. Mas já em 1965 ele se tornaria um suposto golpista arrependido se filiando ao recém criado partido de oposição consentida MDB.

Foi dentro do MDB que Ulysses conquistou sua aparência mais combativa, ele se tornou presidente do partido e lançou uma candidatura simbólica a presidência em 1973 em protesto a ditadura. É fato que todos as movimentações dos parlamentares do MDB de nada serviram para retirar o povo da devastação instaurada no país pelos militares a mando do imperialismo, eram feitas muitas bravatas para aparentar que havia oposição mas a realidade é que o MDB para os militares não era nada. Por outro lado as mobilizações dos estudantes e principalmente dos operários que começaram no final da década de 1970, estas sim abalariam todo o alicerce da ditadura militar.

Foram as gigantescas greves do ABC que botaram o regime militar em cheque e as mobilizações populares só tendiam a crescer cada vez mais, o ano de 1983 possivelmente foi o de maior mobilização em toda a história do Brasil. A burguesia precisava lançar uma manobra para impedir que a situação saísse do controle, assim lançou uma de suas armas tradicionais, a frente ampla e Ulysses Guimarães foi uma figura essencial para que ela tivesse sucesso, desta forma foi criado o movimento das diretas já.

Até os dias de hoje se confunde achando que os trabalhadores saíram vitoriosos desse movimento mas o que de fato aconteceu é que as lutas do povo foram canalizadas para um disputa parlamentar já marcada para a derrota. No fim Sarney, líder do partido da ditadura, assumiu porque Tancredo, líder da ala extrema direita da oposição faleceu . Os torturadores não foram punidos, as forças armadas e o judiciário se mantiveram com a sua maioria de extrema direita, a polícia militar assassina não foi dissolvida, dentre tantas outras medidas que poderiam ter ocorrido caso a enorme mobilização popular derrubasse completamente o regime.

Por fim Ulysses foi presidente da assembleia constituinte, que é outro grande mito da história brasileira. A constituição de 1988 é apresentada como um grande progresso, a “constituição cidadã”, mas na realidade ela foi fruto da derrota da mobilização popular, é mais um dos aspectos dessa política de frente ampla, foi a cristalização do novo regime político, mais uma garantia de que não haveria uma grande quebra com o regime de extrema direita dos militares. Ou seja, ser o pai da constituinte só reforça seu caráter de coveiro da mobilização popular.

Recentemente com a formação da frente ampla no Brasil se passou a utilizar novamente o exemplo das diretas já como um ideal a ser seguido para derrotar o bolsonarismo, figuras como Boulos passaram a propagar a versão que as diretas foram uma vitória e a elogiar Ulysses Guimarães. Usar como exemplo uma derrota histórica da classe trabalhadora brasileira já seria um absurdo, contudo na conjuntura atual essa política é ainda mais horrenda. Ao contrário de 1984, atualmente uma derrota causada pela política da frente ampla instauraria no país uma ditadura militar.

Por isso é necessária uma frente única das esquerdas de luta contra o golpe e portanto de luta pelo fora Bolsonaro e em defesa da restituição dos direitos políticos de Lula e de sua candidatura à presidência nas próximas eleições.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas