Capoeira, luta do povo negro brasileiro no Tição

Compartilhar:
Capoeira, luta do povo negro brasileiro no Tição

Foi ao ar ontem pelo canal da Causa Operária TV  mais uma edição do programa Tição programa de preto, com a apresentação dos companheiros Juliano Lopes e Patrício Salgado. E desta vez, o tema do programa foi Capoeira, a luta do povo negro. E para debater o assunto o convidado foi o renomado e famoso Capoeirista e mestre de Capoeira Angola Mestre Roxinho.

Foi debatida a importância da Capoeira como forma de resistência e luta do povo negro, desde a resistência do Quilombo dos Palmares que por quase 100 anos resistiu, por meio da Capoeira, aos ataques dos imperialistas mesmo estando em profunda desvantagem e em menor número.

Em uma descontraída e didática conversa sobre as origens da Capoeira, com os escravos praticando nas vegetações rasteiras, e a forma com que foram introduzidas a música e a dança para despistarem os capitães do mato e feitores nas fazendas.

E diferente de hoje em dia em que a atribuição de apelidos na capoeira é totalmente banalizada, antigamente os apelidos eram usados, primeiro para enaltecer as características mais marcantes do capoeirista, como por exemplo, o apelido de “Cobrinha Verde” atribuído a um jogador que mesmo de baixa estatura era muito perigoso e letal quando jogava capoeira. E mais do que isso; após a escravidão a Capoeira foi considerada crime pelo estado e os capoeiristas perseguidos pela polícia. Dai a necessidade de se dar apelidos aos jogadores para que eles não fosem pegos pelas autoridades.

Além do mais, a roda de Capoeira poderia ser facilmente confundida com uma roda de samba, uma vez que os jogadores levavam uma mulher para que assim que surgissem os primeiros sinais de chegada da cavalaria, trocariam os instrumentos e quando elas começassem a Capoeira, luta do povo negro brasileiro no Tição 3cantar o que os policiais veriam ali era apenas uma roda de samba.

E para encerrar com chave de ouro, o mestre Roxinho cantou algumas músicas no encerramento no programa.

A Capoeira é uma genuína cultura brasileira, algo com o que o Brasil deva se orgulhar. A capoeira é um produto de exportação nacional, e o estado deve reconhecer a sua importância para com a história do país.

Rascunho automático 67

Tição, programa de preto, vai ao ar todas as segundas feiras, às 19:00 pelo canal da Causa Operária TV a COTV, no Youtube. Se inscreva em nosso canal e seja um dos já mais de 14 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e faça frente ao monopólio da imprensa golpista do Brasil.

artigo Anterior

 A nossa burguesia nunca foi democrática

Próximo artigo

Frase Inolvidável

Leia mais

Deixe uma resposta