EUA rompem acordo nuclear e ameaçam o mundo inteiro

Compartilhar:
EUA rompem acordo nuclear e ameaçam o mundo inteiro

Os norte-americanos têm o maior arsenal nuclear do mundo, embora tentem impedir países atrasados de desenvolver armas desse tipo em defesa de sua soberania. A partir deste ano, os EUA devem voltar a produzir mísseis de médio e longo alcance lançados da terra, que poderiam percorrer de 500 a 5500Km. A Lei de Autorização de Defesa Nacional para 2018 assinada pelo presidente Donald Trump autoriza a fabricação desse tipo de míssil.

Essa medida viola o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, assinado em 1987 por Mikhail Gorbachov, então líder a URSS, e o presidente dos EUA na época, Ronald Reagan. Sob esse acordo, quase 3 mil mísseis foram destruídos, a grande maioria da URSS. Para violar o acordo, os EUA repetem a mesma manobra de sempre: acusam a Rússia de ter violado o acordo primeiro, sem fornecer nenhuma prova.

Gorbachov fez um apelo para que as duas partes do acordo trabalhem para impedir que o acordo entre em colapso. O problema é que a essa altura o acordo não tem mais nenhum significado e da parte dos EUA nunca passou de demagogia.

O domínio do imperialismo sobre o mundo está em crise. Os EUA precisaram dar golpes em todas as partes do mundo, incluindo tentativas fracassadas como na Turquia e guerras perdidas como no caso da Síria. Essa crise se intensificou a partir do fracasso da ocupação do Iraque, que obrigou os norte-americanos a fazer um acordo com o Irã e está diretamente relacionado ao aprofundamento da própria crise capitalista de 2008 até hoje.

Campanha Financeira 3

Sob essa crise política e econômica, o imperialismo se torna mais agressivo e mais perigoso do que o habitual. Depois de fazer muita demagogia procurando impedir países atrasados de desenvolver suas próprias armas nucleares, os EUA estão retomando a expansão de seu próprio arsenal nuclear, que já é gigantesco. Trata-se de uma ameaça permanente contra o mundo inteiro e de uma reação desesperada a uma dificuldade cada vez maior de controlar a situação política nos países atrasados.

artigo Anterior

Alexandre Frota faz tentativa bizarra de mostrar apoio dos indígenas ao fascista Bolsonaro

Próximo artigo

Lula free, por Bira Dantas

Leia mais

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: