Livro infantil sobre cultura negra

Compartilhar:
Livro infantil sobre cultura negra

Durante a brincadeira com os amiguinhos da escola, Candê é xingado e expulso do jogo. “Sai daqui, Candê sujo! Cabelo de zumbi”, gritam os colegas. Amuado, Candê volta para casa e recorre à sabedoria de seu Tio Prabin: “Tio, então Zumbi assombra quem?”, ele pergunta.

E o Tio, espantado com o significado que um nome tão importante ganhou na boca da molecada, responde: “Candê, Zumbi quis mesmo estorvar e ser um pedregulho na colher de prata dos palacetes, ser um caroço na mastigada do manjar em caldas dos castelos. Não é porque é feio que apavora e sim porque sua realeza não cabe na moldura espinhosa que desenharam pro seu pescoço”.

Esse é um trecho do livro:  Zumbi assombra quem? (Nós), do escritor e historiador Allan da Rosa. Voltada para o público infantil. Lançado em outubro, o livro celebra as raízes africanas, resgada a história dos quilombos e faz o leitor questionar, junto com Candê, a historiografia “oficial” do Brasil, narrada nos livros didáticos, geralmente, pelos brancos. “Quem assina esses dicionários? De onde será que vêm essas certezas babando pelos cantos da boca?”, questiona, a todo o momento, Tio Prabin.

Rascunho automático 67

Ficha do livro:

  • Titulo: Zumbi assombra quem? (Nós)
  • Autor: Allan da Rosa
  • Paginas 96.

 

artigo Anterior

Facebook é melhor que Datafolha, Doria não tem nenhum apoio

Próximo artigo

A candidatura Lula polariza o país e acirra a luta de classes

Leia mais

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: