Os EUA estão sofrendo um golpe no Peru?

Compartilhar:
Os EUA estão sofrendo um golpe no Peru? 2

Nas últimas eleições peruanas ocorreram situações semelhantes às do processo eleitoral francês. O candidato oficial do imperialismo, Pedro Pablo Kuczynski, concorreu contra a filha do antigo ditador peruano Augusto Fujimori, Keiko Fujimori, ao cargo de presidente da república. A vitória do candidato ligado a Wall Street foi apertada, tendo o partido de Fujimori, Fuerza Popular, obtido quatro vezes mais cadeiras no congresso que o de PPK (Peruanos por el Kambio).

Sendo assim, as eleições, apesar da vitória de PPK, demonstram um avanço significativo da extrema-direita naquele país. Com o avanço da operação sobre a Odebrecht na América Latina, que está sendo usada como pretexto para derrubar governos da esquerda nacionalista, o candidato do imperialismo acabou sendo afetado, sendo acusado de ter vínculos com a empreiteira. Dessa forma, a candidata da extrema-direita, que também é acusada de ter relações com a Odebrecht, utilizou de seu cinismo para iniciar uma ofensiva contra o presidente eleito.

Campanha Financeira 3

As possibilidades de deposição do presidente pelo congresso são muitas, já que a Fuerza Popular detém maioria. Isso aponta um questionamento: o imperialismo está sofrendo um golpe no Peru? A conclusão que se pode tirar disso é que a política do imperialismo no Peru está enfraquecida, e existe uma grande possibilidade deles perderem o poder. A extrema-direita está crescendo no mundo todo, e apesar de sua demagogia tradicional, são os principais inimigos da classe trabalhadora. Portanto, a situação no país está catastrófica. A política de ataques à população exercida por PPK pode piorar ainda mais com o golpe dos fascistas.

artigo Anterior

Meme do dia

Próximo artigo

Doria anuncia mais um ataque ao trabalhador: aumento das tarifas de ônibus.

Leia mais

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: