Quem é Samuel Huntington, guru de Villas Bôas e dos intervencionistas?

Compartilhar:
Quem é Samuel Huntington, guru de Villas Bôas e dos intervencionistas?

Quem é o mentor de Villas Bôas e dos intervencionistas? Samuel Huntington, um cientista político, o maior referencial para a ala mais conservadora e golpista, bem representada pelo general que a todo estante ameaça o país com um eminente golpe militar. O norte americano, lecionou em universidades como Harvard e Columbia. Huntington, teve grande influência durante o período da ditadura militar brasileira, especificamente durante o processo de redemocratização do país, não é de se admirar que esse processo ocorreu de acordo com o próprio militarismo, sabendo-se que o golpe de 1964 foi impulsionado pelo imperialismo norte americano.

Samuel Huntington, em relatório para o governo da época afirmava que os militares precisavam controlar o processo de transição para a democracia, ao passo que essa transição fosse feita sem a intervenção da oposição do regime. Em sua teoria aplicava que os militares precisavam comandar todo o processo para que não parecesse estarem derrotados pelos demais movimentos de oposição que pediam a volta da democracia.

Sendo ele um grande defensor de que instituições autoritárias assim como as Forças Armadas, seguindo seu contexto de modernização, somente essas instituições poderiam impor a ordem às mudanças sociais. Assim como Huntington defendia a suspensão de direitos para se prevalecer a “ordem” política, o general Villas Bôas transparece os mesmos ideais de seu guru juntamente com os famigerados intervencionistas.

artigo Anterior

Sem nenhuma condenação no Brasil, Battisti vai usar tornozeleira eletrônica

Próximo artigo

Governo golpista só vota previdência depois de garantir compra dos deputados

Leia mais

Deixe uma resposta