Japão ataca Pearl Harbor e EUA entram na Segunda Guerra Mundial

Compartilhar:

O ataque japonês a Pearl Harbor marcou definitivamente a participação do Japão e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, Em sete de dezembro de 1941, no início da manhã os japoneses bombardearam a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi um acontecimento sangrento e violento, ocasionando a morte de mais de dois mil americanos e mais de mil feridos, além de 11 navios e 168 aviões foram destruídos.

O ataque foi fundamental para que o Japão entrasse na guerra e ocasionou, poucos dias depois, na declaração de guerra aos Estados Unidos por parte da Alemanha e da Itália. Assim, o conflito até então localizado no continente europeu vira mundial.

O acontecimento de 1941 surpreendeu os americanos. O momento era de expansão no Império Japonês, tanto economicamente como militarmente e politicamente. Foi uma corrida na tentativa de alcançar as potências europeias e os Estados Unidos. Essa corrida se deu por meio de estratégias para extensão de território e para o controle e acesso a recursos naturais. Por conta disso o Japão passou a conflitar com países vizinhos, como a China.

artigo Anterior

Fascistas invadem Centro LGBT em São Paulo

Próximo artigo

Atalaia-AL: sem salários, aposentados e seus filhos passam fome

Leia mais

Deixe uma resposta