Aristocrata Clube estreou no Tição, Programa de Preto, nº 3

Compartilhar:
3 Edição do programa Tição 1

Na noite da última segunda feira, foi ao ar pelo canal da Causa Operária TV no Youtube, a terceira edição do programa Tição, programa de preto. O convidado do programa, foi Armando de Campos, membro da diretoria e histórico integrante do clube de negros mais importante do Brasil durante os anos 60.

Rascunho automático 67

Fundado em 1961, algumas pessoas negras que faziam parte da elite e da classe média paulistana e que frequentavam clubes como o Pinheiros e o Paulistano, resolveram fundar um clube só para negros, depois que alguns deles sofreram discriminação por parte da administração dos badalados clubes citados acima, quando alegaram que, pessoas negras não poderiam usar a piscina devido ao cloro que supostamente fazia mal a peles mais escuras.

Uma das exigências, e um fator marcante na história do Clube, era a exigência de estar vestido com trajes de gala para frequentar as dependências do clube, o que tornou o Aristocratas distinto e que contribuiu muito para o respeito e o sucesso do clube.

O Aristocrata Clube, que recebeu Muhammad Ali, recebeu também Ray Charles, Milton Nascimento, Pelé, e promovia peladas de fim de ano com jogadores famosos como Serginho Chulipa (o maior artilheiro da história do São Paulo, e maior artilheiro do Santos pós era Pelé) e Basilio (Autor do gol do título do Corinthians no paulista de 77 que encerrou um jejum de 22 anos sem título), não era apenas um clube (o único) em que as pessoas negras podiam se divertir, mas era acima de tudo um ato de resistência e organização do povo negro.

Se inscreva no canal da COTV no Youtube e acompanhe de perto todas as edições do programa Tição, TV Mulheres, Uzwela, Cine Clube Buñuel, o Colunistas ao vivo do dia e a Análise Política da Semana. E de quebra, fique por dentro de tudo o que acontece na política no Brasil e no mundo, e ainda nos ajudar a construir uma TV que faça frente ao monopólio da imprensa imperialista, capitalista e golpista.

artigo Anterior

Derrotar o golpe é anular o impeachment e abrir caminho para um novo regime político

Próximo artigo

Não perca o programa Análise Política da Semana deste sábado, dia 9

Leia mais

Deixe uma resposta