Coreia do Norte faz novos testes e se diz “uma potência nuclear responsável”

Compartilhar:
Coreia do Norte

Um novo lançamento de míssil foi realizado pela Coreia do Norte na manhã desta quarta-feira (29). Segundo o governo norte-coreano, o artefato é capaz de atingir qualquer ponto do território continental dos Estados Unidos, o que se traduz por vulnerabilidade a um ataque nuclear. Os testes têm sido realizados a partir de diferentes locais em diferentes horários provavelmente para simular situações reais.

Rascunho automático 67

Seguindo-se o lançamento o governo de Pyongyang declarou ser “uma potência nuclear responsável” e que suas armas estratégicas destinam-se à sua defesa contra a “política de chantagem e ameaça nuclear dos imperialistas dos Estados Unidos.” O governo estadunidense respondeu com o anúncio de que em breve imporá novas sanções à Coreia do Norte. Outros governos também emitiram notas condenando o governo norte-coreano.

Várias tentativas de negociação entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos ocorreram no passado mas esbarraram sempre na recusa de Washington a remover as sanções impostas àquele país. Por outro lado a Coreia do Norte tem se demonstrado irredutível na sua posição de manter sua capacidade de retaliação a um ataque estadunidense pois acredita que esta é a sua garantia contra um destino semelhante ao do Iraque e da Líbia. O passado ensina que em qualquer lugar do mundo a ausência de defesa militar é um convite a alguma modalidade de ataque por parte do imperialismo.

artigo Anterior

25 processos de impeachment contra Temer: restabeleceram o engavetador geral da República

Próximo artigo

“Somos os mesmos de 1964”: mais uma ameaça do general

Leia mais

Deixe uma resposta