Protesto no País Basco em solidariedade com a Catalunha

Compartilhar:
Protesto no País Basco em solidariedade com a Catalunha

A União Européia está em uma crise generalizada. Em diversos países europeus, pode-se perceber os reflexos da crise do regime burguês imperialista, com o avanço da extrema-direita; o desemprego crescente, que atinge mais de 1/5 do país em alguns casos; o grande ataque aos direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores e as revoluções passadas; e assim por diante.

Rascunho automático 67

Um dos casos que podem ser observados na Europa, é o fraccionismo dos territórios. Não só a União Européia está se esfarelando, com o surgimento do Brexit e de propostas de ruptura da aliança, mas também estados nacionais. O caso da Espanha é extremamente esclarecedor. O país que é estruturado por diversas etnias, está se deparando com diversas lutas separatistas em seu território.

Na Catalunha, para conter a população, que aprovou um referendo pela independência da província, o estado espanhol enviou seus cães armados baterem na população nas ruas. Demonstrando as raízes da antiga ditadura franquista, o PP, de Mariano Rajoy, reprimiu o direito de um povo de ser independente; e perseguiu o presidente catalão, Puigdemont, junto com as autoridades europeias.

Diante da conjuntura, 40 mil Bascos decidiram se manifestar em apoio à Catalunha, na cidade de Bilbau. A manifestação foi organizada por defensores da independência do País Basco. O apoio à pauta catalã se dá no fato de que os dois povos são historicamente oprimidos pelo governo espanhol, e têm uma luta histórica pela independência. O acontecimento revela ainda mais a crise do regime europeu e do imperialismo internacional.

artigo Anterior

Militares argentinos mataram e torturaram músico brasileiro por engano

Próximo artigo

Lido nas redes

Leia mais

Deixe uma resposta