Coxinhato contra a independência da Catalunha

Compartilhar:

Manifestantes contrários ao movimento pela independência da Catalunha saíram neste domingo, 08/10, às ruas de Barcelona, após ataques truculentos do governo central contra o referendo pacífico do povo catalão. Um “evento” pautado pela manipulação de marketing em apoio ao regime imperialista de Madrid. Ato fraudulento cuja proposta foi desrespeitar totalmente a vontade do povo catalão, que opinou em 90,18% pelo sim à independência.

Rascunho automático 67

A coreografia foi marcada pelo uso de bandeiras nacionais em solo catalão, conduta repugnada por qualquer catalão mesmo em momentos de comemoração nacional, como em jogos esportivos, por exemplo. Isso evidencia que o roteiro deste teatro coxinha e golpista não foi escrito em favor da Catalunha, mas sim pelo interesse do governo imperialista de Madrid.

A intervenção do governo central caminha para o agravamento, podendo utilizar mecanismos da constituição para dissolver o governo da Catalunha e convocar novas eleições, sob o risco do efeito colateral tal qual a convocação de novas eleições por Theresa May, premiê britânica, para tomar força no processo do “Brexit”.

Neste caso a opção do premiê espanhol Mariano Rajoy seria o uso efetivo das forças armadas em solo catalão após a dissolução do governo local. Portanto, o coxinhato representa o desespero pela aproximação sucessiva da burguesia espanhola em barrar o movimento pela independência.

O movimento de independência da Catalunha está pautado pelo convencimento popular em favor da separação e legitimado pelo referendo duramente reprimido por forças policiais controladas pelo governo de Madrid, um verdadeiro atentado ao direito de autodeterminação dos povos e, sobretudo, uma agressão contra o povo catalão. Todo apoio ao vitorioso referendo de independência da Catalunha!

artigo Anterior

Câmara dos Vereadores de Uruguaiana censura obra em biblioteca pública da cidade

Próximo artigo

Frase inolvidável

Leia mais

Deixe uma resposta