Um ano golpe faz despencar nível de vida da população do Amapá

Compartilhar:

Em apenas um ano e meio de Golpe o número de analfabetos cresceu significativamente no Amapá, e renda per capita caiu de R$ 630,72 para R$ 523,22 em 2015, após 4 anos seguidos de alta o IDHM caiu calculou o IPEA( Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada.

Os municípios do estado do Amapá registraram uma elevação significativa no número de analfabetos no último senso do IPEA e a renda per capita dos cidadãos caíram drasticamente em 1 ano e meio em mais de 100 reais, o que abaixou o índice de desenvolvimento humano do Estado para (0,719) IDHM.

Este índice é composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável ( expectativa de vida), acesso ao conhecimento (educação), e a renda per capita ( renda).

Em 2015 o índice do IDHM da expectativa  de vida do estado era de (0,811) considerada “muito alta´´; enquanto o índice da educação com (0.672) e o da renda com (0,675) era considerado médio.

Na área de educação, o Amapá neste 1 ano e meio após o Golpe de Estado, apresentou em todas as faixas etárias de idade aumento do índice de analfabetismo.

Campanha Financeira 3

Em renda o índice de pobreza dobrou neste mesmo período, incluindo a pobreza extrema; isso só mostra para que o Golpe veio, para aplicar uma política neoliberal de “terra arrasada”, aumentando a discrepância do acúmulo de renda, a contradição da política burguesa, veio para acabar com toda a assistência do Estado no bem estar social, veio para acabar com o emprego público, a estabilidade de trabalho, o plano de carreira, dar de mão beijada aos tubarões do Capital os serviços públicos, suas empresas, os patrimônios do país, suas riquezas naturais, seus setores estratégicos; estagnando o país para mais um longo período de tempo um país servil aos países imperialistas desenvolvidos, com um papel de exportador de produtos agropecuários em natura e de commodities naturais.

artigo Anterior

No domingo teve coleta de assinaturas pela anulação do impeachment em Assis (SP)

Próximo artigo

29 de agosto de 1943 – O governo da Dinamarca é dissolvido e os nazistas ocupam o País

Leia mais

Deixe uma resposta