“Todo poder ao povo!” Emory Douglas e os Panteras Negras

Compartilhar:

“Todo poder ao povo”, essa palavra de ordem é tão presente e atual como a maneira iconográfica que os Panteras Negras se apresentavam, por sua postura corporal militarizada, cabelo black, jaqueta de couro e boina preta.

Campanha Financeira 3

Os panteras foi uma organização fundada oficialmente na cidade de Oakland, na Califórnia, em outubro de 1966, por Huey P. Newton e Bobby Seale e dissolvida em 1982.

Os Panteras Negras eram integrantes de um polêmico grupo revolucionário americano, que lutava pelos direitos da população negra. A doutrina do grupo era autodefesa armada contra a opressão dos negros.

A mostra “Todo poder ao povo” reúne obras de Emory Douglas, que foi diretor artístico e ilustrador do “The Black Panther”, jornal do Partido dos Panteras Negras. A mostra acontece no Sesc Pinheiros no bairro Pinheiros na cidade de São Paulo até o dia 04 de junho.

Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do movimento, criando inclusive a máxima do partido “Todo poder ao povo! ”. Em meio a essas reivindicações sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras, apresentando um trabalho expressivo, que mistura um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que tinha acesso. Era um trabalho de um militante dedicado à luta do povo negro.

artigo Anterior

População argentina protesta contra soltura de militares da ditadura

Próximo artigo

Em Curitiba, milhares protestam contra a prisão de Lula

Leia mais

Deixe uma resposta