Liquidação: mais aeroportos para o capital estrangeiro

Compartilhar:

A entrega do patrimônio público aos capitalistas estrangeiros é um dos elementos fundamentais da política dos golpistas. Isso porque o imperialismo, base fundamental do golpe, quer sua parte do espólio. Por conseguinte, logo após o golpe, o governo lançou um programa criminoso de privatização, o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), em setembro do ano passado.

Rascunho automático 67

O programa tem como objetivo a  privatização de uma série de áreas fundamentais para a economia nacional, dentre elas os aeroportos. Um verdadeiro crime de Lesa-Pátria.

Em 2016 foram privatizados seis aeroportos. Os pagamentos pela concessão estão todos atrasados, ou seja, na verdade foram entregues, praticamente sem nenhum custo, aos capitalistas. Agora o governo golpista privatizou mais quatro aeroportos.  No dia  16 de março, leiloou os aeroportos de  Fortaleza (CE) Salvador (BA) Florianópolis (SC)  e Porto Alegre (RS).

O tal leilão, no entanto, foi uma farsa total para dissimular a entrega dos aeroportos. No leilão, em média, havia apenas três concorrentes. O aeroporto internacional de Salvador, no entanto,  foi arrematado por oferta única da empresa francesa Vinci Airports.

Os aeroportos privatizados são: Aeroporto Internacional de Fortaleza e Aeroporto Internacional de Porto Alegre, que foram arrematado pela Alemã Franport AG, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, que ficou com a suíça Zurich Airport, além do já referido Aeroporto de internacional de Salvador.

O governo alardeou que arrecadou 3 bilhões com as concessões, que serão de 30 anos, prorrogáveis por mais 5 anos, uma quantia irrisória diante de tamanho dos empreendimentos. Porém, mesmo esse valor já bastante baixo é falso. O governo arrecadou apenas cerca de 1, 4 bilhões de reais. O restante será pago a prazo e, a exemplo do que aconteceu com as primeiras concessões, não será, logicamente, pago. Quer dizer, foi apenas e tão somente uma transferência do patrimônio público direto para o capital internacional.

O caso dos aeroportos fornece a todos um bom exemplo do que de fato significa o liberalismo no Brasil: aprofundar a dominação dos países imperialistas e seus monopólios sobre a população brasileira.

artigo Anterior

Lava Jato, uma operação eleitoral

Próximo artigo

Rumo à 27ª Conferência Nacional do PCO

Leia mais

Deixe uma resposta