Morre o escritor irlandês James Joyce

Compartilhar:

James Augustine Aloysius Joyce, mais conhecido como James Joyce, foi um dos maiores escritores da língua inglesa do século XX. Nasceu em 2 de fevereiro de 1882 em Dublin, Irlanda.

Joyce recebeu, na infância, a rígida educação oferecida pelos padres jesuítas, contra a qual rebelou-se, tempos depois. Foi aluno da Universidade de Dublin, onde teve aulas de inglês, francês e italiano, além de participar de grupos de teatro.

Ulysses sua principal obra, um livro considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial, foi publicado na data de seu aniversário, no ano de 1922, sendo que Joyce começou a escrevê-lo, em 1914, trouxe para Joyce fama internacional. Neste mesmo ano começou a trabalhar em outra obra, Finnegans Wake, que possuía uma linguagem totalmente elaborada especialmente para esta ora. Publicou este projeto em 1939, mesmo estando extremamente preocupado com problemas num olho (Joyce sofreu inúmeras cirurgias, devido a este problema de visão), e muito abalado pela doença mental de sua filha.

No dia 13 de janeiro de 1941, morreu por conta de uma úlcera perfurada e peritonite generalizada, durante uma operação. Em homenagem ao escritor, no dia 16 de junho é celebrado o Bloomsday, em Dublin e em várias cidades do mundo.

artigo Anterior

Ouça o balanço do ano de 2017 para o PCO na Rádio Causa Operária

Próximo artigo

Definidos os primeiros confrontos pela terceira fase da Copinha 2018

Leia mais

Deixe uma resposta