Fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS.

Compartilhar:
Fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS.

A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando dos líderes  Bolcheviques como Trótski e Lenin, dois  dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim em dia com este,  21 de dezembro de 1991. A URSS era uma união de nações do Leste Europeu que estiveram sob o domínio do Partido Comunista Russo por cerca de setenta anos. Juntas, essas nações representavam o centro do comunismo internacional, de onde se irradiaram por muito tempo vários focos comunistas para outras regiões do mundo.

O fim da União Soviética, são os últimos suspiros do Stalinismo, nome dado  a politica que levou a união Soviética ao  colapso, implementada por Josef Stalin, depois da morte de Lenin em 1922.

A União Soviética foi um dos Estados mais importantes para a vitória dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, embora também tenha sido um dos mais abalados economicamente. Mesmo assim, o governo orientado por uma  politica equivocada do ponto de vista marxista de fato foi capaz de realizar um eficiente planejamento, colocar a URSS nos trilhos do desenvolvimento e transformá-la em uma das grandes potências mundiais, ao lado dos Estados Unidos. Isso demonstra que mesmo de maneira equivocada a economia comunista e eficiente.

 

artigo Anterior

Juristas fazem ato contra condenação de Lula em frente ao TRF4

Próximo artigo

Após o golpe Brasil tem recorde histórico de queimadas

Leia mais

Deixe uma resposta